- Área: 3791 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Ceilings, Linea Office Etersol, Metecno, Polytan
Um sistema construtivo rápido, econômico e atrativo, para cumprir o calendário.
Este projeto foi concebido a partir da lógica de um sistema construtivo modular e pré-fabricado, apto à construção em etapas.
As treliças metálicas galvanizadas, se repetem ritmicamente configurando o envoltório que cobre o estádio. Estas peças foram revestidas com painéis de alumínio opacos e micro-perfurados que criam planos opacos ou semi-transparentes.
Todo o sistema novo de arquibancadas, foi pensado com base em elementos pré-fabricados de concreto armado, montados sobre pilares e vigas também pré-fabricados ou sobre alguns poucos elementos fabricados em obra.
Em termos gerais, uma altíssima porcentagem do construído é modular, repetitivo e pré-fabricado, com materialidade de procedência nacional e engenharia chilena, o que torna o projeto possível e realista no sentido de manter-lo dentro dos custos e prazos planejados.
Um estádio com características próprias que encarna a identidade e gera uma imagem forte para Puerto Montt.
O Estádio de Chinquihue está localizado na borda do canal e afrente da ilha de Tenglo. Esta situação do projeto confere a ele uma vista privilegiada, que passa a ser uma característica particular e inigualável, que já faz parte da identidade do atual estádio.
O desenho elíptico do novo projeto, faz um gesto de abertura à paisagem, já que os beirais no setor de acesso em frente à rua, que fecham esta figura, estão em um nível mais baixo em relação ao ângulo de visão das arquibancadas, o que permite uma vista clara e demarcada sobre o canal e a ilha.
Desta forma, a visão à paisagem se transforma em algo além dos acidentes geográficos locais, um objetivo que se destaca com o desenho deste novo Estádio.
Além disso, como sugere seu nome, Puerto Montt está intimamente identificado com o mar e suas embarcações, é um porto.
Uma construção tão emblemática como esta contribui com esta identidade.
Há uma forte analogia formal entre o método construtivo do estádio e a construção de botes. A cobertura, estruturada na base das treliças e o envoltório do estádio seguem a lógica construtiva de um bote, com sua estrutura em forma de costela e prancha.
Assim, a nova morfologia do estádio, além de responder a todos os requisitos programáticos e funcionais, demarca de forma mais eficiente sua privilegiada vista ao canal e dota a cidade de um edifício emblemático que acentua a identidade do Puerto Montina.
Um edifício que resolva, de forma clara, os requisitos programáticos e funcionais da encomenda.
Na lógica de um concurso de ideias, o que é mais relevante nessa etapa em relação ao programa e seus aspectos funcionais, é criar uma estrutura simples e clara para o edifício, que tenha o potencial de receber as modificações necessárias e os ajustes ao programa original das bases.
Do nosso ponto de vista, e possível reduzir parcialmente a demanda por superfícies deste estádio de 10.000 assentos.
O programa se estrutura em três níveis: nível do campo, nível de arquibancadas e nível sobre treplicas, além de diferenciar os setores centrais ou neutros, e dos diferentes times.
Criar uma nova imagem urbana.
Atualmente, o Estádio é invisível à cidade. A partir da Av. Pacheco Altamirano, é praticamente impossível vê-lo.
A forma fechada e elíptica proposta no novo desenho, permite que o edifício se revele imponente à avenida com uma grande fachada horizontal, que anuncia e revela o novo estádio.
Este ponto de encontro entre estádio e a rua se transforma no principal acesso, tanto de veículos, quanto de pedestres, ao local.
Isso confere ao estádio uma florescente presença urbana e simbólica para toda a cidade de Puerto Montt.
A rotação em 90º das trilhas gera no acesso um beiral protetor, e uma longa fachada onde estão implantadas as bilheterias e os acessos do público.